Veja os números que mostram o crescimento da direita nas capitais, segundo Datafolha
Às vésperas das eleições de outubro, uma recente pesquisa do instituto Datafolha mapeou a paisagem política em quatro importantes capitais brasileiras, evidenciando um cenário onde a inclinação para a direita predomina significativamente sobre a esquerda. Este levantamento foi realizado nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, utilizando uma escala de 1 a 7 para classificar a orientação política dos entrevistados, onde 1 representa uma inclinação mais à esquerda e 7, mais à direita.
Em São Paulo, 26% dos eleitores se identificam com a direita, enquanto 20% se alinham à esquerda. O centro político atrai 24% dos entrevistados. No Rio de Janeiro, a distância entre direita e esquerda é um pouco maior, com 26% e 19% respectivamente, e o centro também marca presença com 24%. Em Belo Horizonte, a direita alcança 28%, contrastando com 18% do lado esquerdo. Recife, tradicionalmente considerado um reduto do lulopetismo, surpreende com um robusto 35% de eleitores de direita, superando os 22% de esquerda.
As pesquisas foram encomendadas pela Folha da Manhã S.A. e realizadas entre os dias 2 e 4 de julho de 2024, através de entrevistas presenciais. A margem de erro varia entre três e quatro pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Leia Também:
- Queda de audiência: GloboNews perde 38% do público e registra menos de 1 ponto
- Pacheco condena uso político da ABIN e classifica ação como criminosa
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟