Deputado bolsonarista perde mandato em decisão do TSE
Na última terça-feira (6), em decisão unânime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a presidência do ministro Alexandre de Moraes, determinou a cassação do mandato do deputado estadual Rafael Tavares (PRTB-MS), marcando mais um capítulo nas disputas políticas envolvendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tavares, defensor das pautas bolsonaristas, será substituído por Paulo Duarte (PSB), alinhado com o governo Lula (PT).
O veredito do TSE baseou-se na não observância da cota de gênero pelo PRTB nas eleições de 2022, uma falha contestada pela defesa de Tavares, mas que levou à anulação dos votos do partido e consequente cassação do deputado. Este desdobramento implica numa reavaliação do quociente eleitoral, beneficiando Paulo Duarte, que assume a vaga com cerca de 16 mil votos.
Rafael Tavares, eleito originalmente com mais de 18 mil votos, manifestou-se em suas redes sociais após a decisão, criticando o sistema político e reafirmando seu compromisso com as causas que defendeu durante seu mandato. Entre as suas ações, destacam-se a oposição a grupos tradicionais da política estadual, denúncias contra a Cassems e a proposição de uma CPI para investigar abusos contra servidores públicos, além de seu extenso trabalho legislativo.
Leia Também:
- Fernando Haddad terá que explicar à Câmara déficit de R$ 230 bilhões
- Fim das ‘saidinhas’: Comissão do Senado aprova projeto de lei decisivo
- Lula diz que, no Brasil, há pessoas que têm carro e casa sem necessidade, enquanto outras não possuem nenhum dos dois
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟