Cassação de Zambelli ganha força no TRE-SP
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) avançou no julgamento que ameaça o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Durante a sessão desta sexta-feira (13), o desembargador José Antonio Encinas Manfré, relator do caso, votou pela cassação do diploma da parlamentar, atendendo a uma ação proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
A decisão inclui, além da cassação, a declaração de inelegibilidade de Zambelli por oito anos, sob a acusação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A justificativa principal se baseia na divulgação de informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022, o que teria comprometido a integridade do pleito.
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e os juízes, Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva acompanharam o relator, formando a maioria necessária para a decisão preliminar. No entanto, a juíza Maria Cláudia Bedotti pediu vistas, suspendendo o julgamento, que será retomado somente após o recesso do Judiciário, em 2025. Ainda faltam votar os juízes Régis de Castilho e Rogério Cury.
Em nota, Carla Zambelli minimizou a decisão parcial. “Nada mudou. Por enquanto, a maioria está formada no sentido da minha cassação. Mas isso ainda pode ser revertido, com o pedido de vista que foi feito”, declarou a deputada.
A parlamentar deve recorrer caso a decisão seja mantida ao final do julgamento.
Leia Também:
- Histórico! Câmara aprova castração química para combater pedofilia
- Radialista faz declaração polêmica contra Bolsonaro: ‘Presidente Mais Cagão do Brasil’
Descubra o que não querem que você saiba! O eBook voltou, mas pode ser removido a qualquer momento! ➡️ Clique aqui e garanta o seu agora 👈😱😱