Iniciativa do senador Amin visa esclarecer supostos abusos por parte da PF, Abin e CGU
O Senador Esperidião Amin (PP-SC) está tomando medidas decisivas para investigar possíveis casos de ‘abuso de autoridade’ dentro de importantes instituições brasileiras: a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU). O parlamentar anunciou que pretende apresentar uma solicitação formal à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI) já no retorno dos trabalhos parlamentares, marcado para 5 de fevereiro.
Esta iniciativa surge após Amin ter feito uma publicação em sua conta no Instagram nesta segunda-feira, 29, onde revelou ter enviado ofícios às mencionadas instituições e ao Supremo Tribunal Federal (STF), indagando sobre um possível esquema de rastreamento ilegal de celulares de autoridades. Amin aponta que, enquanto Abin, PF e CGU negaram acesso às informações solicitadas, o STF não respondeu ao seu pedido.
Amin expressa preocupação com um possível “complô de abuso de autoridades”, enfatizando a urgência de uma investigação aprofundada. Segundo informações da PF, um programa secreto denominado First Mile teria sido utilizado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para monitorar indivíduos, incluindo políticos, jornalistas, advogados e críticos ao governo. Aproximadamente 30 mil brasileiros teriam sido alvo dessa vigilância, com dados possivelmente armazenados fora do Brasil.
Enquanto isso, a PF iniciou a Operação Vigilância Aproximada, realizando uma série de buscas e apreensões em relação à suposta vigilância ilegal conduzida pela Abin. Entre os alvos está o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Abin, e Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador e filho do ex-presidente Bolsonaro, com mandados de busca sendo cumpridos em diversos locais.
Leia Também:
- José Dirceu Teme a Consolidação da Candidatura de Michelle Bolsonaro à Presidência
- Mais de 25 estados americanos se unem ao Texas em ‘Rebelião’ contra o governo Biden
- Mourão Denuncia: Sistema Atuando com Ferramentas de Estado Policial Contra Direita
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟