Lula faz novos exames em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por exames de imagem nesta terça-feira, 31, na unidade de Brasília do renomado Hospital Sírio-Libanês. Segundo o boletim médico divulgado pela equipe responsável, a tomografia revelou uma “reabsorção da coleção subdural”, apontando para uma “melhora progressiva” compatível com o “ótimo estado” de saúde de Lula.
O acompanhamento médico está sendo realizado pelo cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho, médico de longa confiança do presidente, e pela infectologista Dra. Ana Helena Germoglio. A nota oficial foi assinada por Dr. Rafael Gadia, diretor de governança clínica do hospital, e Dra. Luiza Dib, diretora clínica da unidade em Brasília.
Relembre o Histórico de Saúde do Presidente
Em dezembro passado, Lula enfrentou uma série de desafios médicos. No dia 9, foi transferido às pressas de Brasília para São Paulo, após relatar dores de cabeça intensas. A causa? Um novo sangramento interno na cabeça, resultante de uma queda no banheiro ocorrida em 19 de outubro.
Após uma cirurgia emergencial, Lula passou por um segundo procedimento no dia 12 de dezembro, com o objetivo de prevenir novos episódios de sangramento. No dia seguinte, já fora da UTI, o presidente apareceu em vídeos nas redes sociais caminhando pelo hospital ao lado da primeira-dama, Janja da Silva.
A alta médica veio no dia 15 de dezembro, seguida de uma coletiva de imprensa em São Paulo, onde Lula atualizou o público sobre sua recuperação. Apesar disso, ele permaneceu mais alguns dias na cidade para novos exames e só retornou a Brasília em 19 de dezembro, após receber autorização médica para viajar.
A Discrição Pública Após o Acidente
Desde então, Lula adotou o uso de um chapéu para cobrir a área afetada pelos curativos, mesmo em ocasiões públicas, como a mensagem de Natal transmitida em rede nacional no último dia 24. A escolha tem gerado comentários, mas, segundo sua equipe, é apenas uma medida para proteger a área em recuperação.
Leia Também:
- General Mourão se pronúncia sobre a prisão de Braga Netto
- Radialista faz declaração polêmica contra Bolsonaro: ‘Presidente Mais Cagão do Brasil’
📢 RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP. 👈