O ex-presidiário Lula utilizou fala do jornalista William Bonner para dizer que é inocente. Além disso, sua equipe de campanha aproveitou para utilizar um vídeo nas redes sociais desacreditando da Operação Lava-Jato. O PT achou a Lava-Jato de armação mesmo o petista sendo condenado em primeira e segunda instância por envolvimento em escândalos de corrupção.
Vale informar que a peça produzida com o fundo partidário diz que o ex-juiz Sergio Moro em suas decisões teriam a intenção de tirar Lula da disputa presidencial de 2018. Além disso, a propaganda tenta vender a ideia de que o ex-presidiário é inocente pois teria sido absolvido de todos os processos.
Você pode gostar: Carlos Bolsonaro quer saber onde estão “os vagabundos pela democracia“ após o ataque sofrido pelo Presidente
Apesar de estar solto a quase 3 anos Lula não foi absolvido
Vale informar que apesar de estar solto a quase três anos o ex-presidiário Lula não foi absolvido como o famigerado vídeo afirma. A saber, Lula foi beneficiado pelo STF que considerou a Vara Federal de Curitiba incompetende para julgar os casos.
Além disso, o vídeo também espalha outra mentira descarada. Em resumo, afirma que nos governos do descondenado e de Dilma Rousseff os gastos com cartão corporativo eram transparentes. Mas na verdade a primeira gestão do governo Lula foi marcada por irregularidades no uso do cartão que culminou com uma CPI instaurada pelo congresso para investigar o uso do cartão corporativo.
Vale destacar também que durante as investigações a Casa Civil comandada por Dilma Rousseff vazou um dossiê com despesas irregulares do governo FHC para tentar abafar o colegiado. Por fim, a Comissão acabou perdendo força e em um relatório paralelo sem qualquer efeito legal fez diversas sugestões de indiciamento.
Como por exemplo: Dilma, Erenice Guerra, José Aparecido Nunes Filho por quebra de sigilo funcional e improbidade. Além disso, por uso indevido do cartão também foi sugerido o indiciamento dos ministros: Orlando Silva do esporte, Matilde Ribeiro da Igualdade Racial e Altemir Gregolin da Agricultura e Pesca.
Leia também: Ciro Gomes muda estratégia e parte pra cima do PT: “Organização criminosa”