No seu primeiro discurso após a vitória, o futuro Presidente Lula esteve acompanhado de diversos aliados de sua campanha. Em resumo, estavam ao lado do petista Geraldo Alckmin, sua esposa Janja, Fernando Haddad e Aloizio Mercadante. Mas um nome que chamou atenção foi de um deputado do PT, José Guimarães.
Vale lembrar que em 2005 o assessor de José Guimarães era Adalberto Vieira, que foi preso no aeroporto de Congonhas com 100 mil dólares guardados na cueca. Com a repercussão do caso, José Genoino, que é irmão de José Guimarães, saiu da direção do PT.
Você pode gostar: Alexandre de Moraes liga para Bolsonaro em conversa rápida
Comentarista diz que Lula terá dificuldades no Congresso e nas ruas
Em 2021 a denúncia prescreveu sem que a participação de José Guimarães ficasse provada. Ademais, o comentarista da Jovem Pan Diogo Schelp falou sobre o impacto negativo que o aliado pode levar ao futuro governo do petista. Por conta do escândalo que ficou famoso como “o deputado dos dólares na cueca”.
Confira: Lula foi eleito mas o sentimento de metade do Brasil é de que: “O crime compensa”
De acordo com Shelp, o PT precisa fazer uma leitura correta dessa vitória que foi apertada. Ou seja, existe uma enorme parte da população que não está satisfeita com o que está acontecendo. “ Eles não podem entender que essa vitória é um cheque em branco, um salvo conduto para repetir os erros do passado.” Disse Schelp e continuou.
“Se eles repetirem esses atos do passado, desse deputado aí no palanque de Lula no dia da vitória, realmente não contribui pra isso. Realmente o presidente eleito Lula terá dificuldades, terá enfrentamento ainda maior no congresso e nas ruas.” Concluiu o comentarista.
Leia também: Constantino dispara contra esquerda na reta final: “Fretar ônibus para comprar votos, isso é proibido!”