Janones usa cadastro suspenso da OAB contra o PL
O deputado federal André Janones (Avante-MG) encaminhou um ofício à Procuradoria Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação foi fundamentada em uma curiosa estratégia: o uso de um registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que está, veja só, suspenso.
Segundo informações, o ofício foi repassado pela PGR ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, uma equipe que atua em conjunto com o Supremo Tribunal Federal (STF) na coordenação de investigações sobre eventos extremistas.
Ainda que Janones tenha apresentado o pedido na condição de deputado, e não de advogado, ele assinou o documento utilizando o número de inscrição OAB 119.293, de Minas Gerais, que consta como inativo no cadastro oficial.
No ofício, Janones argumenta que o PL estaria comprometendo a integridade do regime democrático brasileiro. O deputado afirma que lideranças e membros do partido seriam responsáveis por “constantes ataques e ameaças” à democracia, citando uma lista de incidentes que vão de um candidato a vereador em Brasília acusado de terrorismo até os eventos de 8 de janeiro.
Entre os alvos mencionados estão figuras conhecidas como Valdemar Costa Neto, presidente do partido, e o deputado Carlos Jordy (RJ), que, segundo Janones, estariam envolvidos em planos antidemocráticos, incluindo tentativas de golpe de Estado.
Ele também destacou que o STF já deixou claro que ações contrárias à democracia são intoleráveis, especialmente quando há participação direta ou indireta de partidos políticos. Uma afirmação que, apesar de previsível, não deixa de soar irônica quando embasada em um registro profissional suspenso.
Leia Também:
- Haddad projeta bloqueio orçamentário maior que R$ 5 bilhões
- Banco Central anuncia mudanças no PIX: saiba o que muda para você
Descubra o que não querem que você saiba! O eBook voltou, mas pode ser removido a qualquer momento! ➡️ Clique aqui e garanta o seu agora 👈😱😱