Relatório da PF revela plano do GSI para intimidar delegados
Um relatório da Polícia Federal sobre o inquérito da suposta tentativa de golpe em 2022. A investigação revela anotações de uma agenda do general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI, que, aparentemente, detalham uma estratégia para intimidar – ou até prender – delegados da PF que ousassem cumprir suas obrigações.
Entre os “esboços criativos” do general, destaca-se a frase: “Prisão em flagrante do delegado que se dispuser a cumprir”. Para os investigadores, esses rabiscos deixam claro que havia um esforço organizado para coagir a PF e interromper investigações que incomodassem o governo da época.
Segundo o relatório, a estratégia passava por um “aval jurídico” da Advocacia-Geral da União (AGU), além da aprovação final do então presidente Jair Bolsonaro. O texto proposto classificaria como crime de responsabilidade o cumprimento de ordens judiciais consideradas “ilegais” pelo governo.
A investigação detalha ainda mais o “fluxo de trabalho” dessa operação. Após a AGU emitir sua “manifestação técnica” favorável, o presidente deveria aprová-la, transformando-a em norma vinculante. Em seguida, caberia ao Ministério da Justiça (MJ) comunicar a decisão ao diretor-geral da PF.
O relatório também conecta as anotações de Heleno com documentos apreendidos do ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem. A proposta de Ramagem era clara: retirar a autonomia dos delegados da PF e transferir o controle dos inquéritos ao diretor-geral da corporação. Essa medida, segundo os investigadores, teria o objetivo de facilitar o “gerenciamento” das investigações que envolviam o governo e seus aliados.
Tanto Heleno quanto Ramagem estão entre os 37 indiciados no inquérito do golpe e negam qualquer envolvimento no caso. Porém, as evidências acumuladas pela PF levantam sérias questões sobre os limites da articulação governamental e o respeito às instituições.
Leia:
Leia Também:
- Haddad projeta bloqueio orçamentário maior que R$ 5 bilhões
- Banco Central anuncia mudanças no PIX: saiba o que muda para você
Descubra o que não querem que você saiba! O eBook voltou, mas pode ser removido a qualquer momento! ➡️ Clique aqui e garanta o seu agora 👈😱😱