A Decisão do Supremo Tribunal Federal
O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reverteu uma decisão anterior da Justiça Federal em Brasília, que havia arquivado, de forma parcial, uma investigação que incidia sobre a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A investigação tem foco em supostas irregularidades e omissões do antigo governo durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19. O desenrolar desta história promete reacender debates políticos e jurídicos acerca da conduta do ex-presidente e seus aliados durante o período crítico da saúde pública brasileira.
A determinação de Gilmar Mendes requer que a Procuradoria-Geral da República (PGR) reassuma a tarefa de avaliar se há indícios de crimes nas ações de figuras importantes na gestão Bolsonaro. Dentre os citados, estão o deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), ex-ministro da Saúde; o coronel Antonio Elcio Franco Filho; Mayra Pinheiro, da ex-Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Mauro Luiz Ribeiro, do Conselho Federal de Medicina; e Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República.
Leia também: Colapso Iminente: Transporte de Combustíveis e Cargas Pode Parar em Todo o País
Receba notícias exclusivas no nosso grupo do WhatsApp! Clique aqui para entrar.