Brasil
Fraude no INSS: Sindicato Ligado ao Irmão de Lula é Alvo da PF em Escândalo Bilionário

Carlos Lupi admite nomeação de presidente do INSS afastado por operação da PF que investiga rombo de R$ 6,3 bilhões
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, assumiu nesta quarta-feira (23) a responsabilidade direta pela nomeação de Alessandro Stefanutto, presidente do INSS afastado por determinação da Justiça Federal. Stefanutto é investigado pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) por fraudes e desvio de recursos públicos, em uma apuração que já revela um rombo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Durante entrevista, Lupi declarou:
“A indicação do doutor Stefanutto é de minha inteira responsabilidade. Ele é procurador da República e sempre demonstrou conduta exemplar. Participou do grupo de transição entre os governos.”
Apesar da gravidade dos fatos, o ministro optou por destacar a trajetória do ex-presidente do INSS e defendeu o direito à ampla defesa:
“Vamos esperar as investigações, que correm em segredo de Justiça. É preciso cumprir as decisões judiciais e respeitar o direito de defesa de todos os envolvidos”, acrescentou Lupi.
Fraudes no INSS já suspenderam acordos e afastaram servidores
A ação faz parte da operação “Sem Desconto”, que revelou fraudes em descontos indevidos nos benefícios pagos pelo INSS. Além de Stefanutto, outros altos funcionários da autarquia foram afastados, como o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, o procurador-geral do INSS, e dois coordenadores ligados à gestão de pagamentos e atendimento ao público.
A operação ainda determinou a suspensão de acordos de cooperação técnica com pelo menos dez entidades parceiras do INSS. Entre os investigados está Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocupa cargo de vice-presidente no Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (SINDNAPI/FS).
O envolvimento de entidades próximas ao núcleo político do governo aumenta a pressão sobre a gestão Lula, especialmente diante do impacto bilionário causado ao sistema previdenciário nacional.
Veja vídeo:
📲 Receba em primeira mão o que a grande mídia insiste em esconder! 👉 Entre agora no nosso canal oficial no WhatsApp: 🔗
- Leia Também:
- Senador dá aviso ao STF: “Anistia é competência nossa! Não venham dar pitaco aqui!”
- Reviravolta na Câmara: PL protocola urgência para votação da anistia
