Durante uma sessão do plenário do Senado, o senador Esperidião Amin soltou o verbo contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Em resumo, o parlamentar fez um verdadeiro alerta a Pacheco e à sociedade, pedindo o fim da vergonhosa omissão do Senado em controlar os atos de ministros das cortes superiores.
O senador Esperidião Amin disse: “O Judiciário brasileiro, especialmente a Suprema Corte, está chamando para si uma indignação crescente ao deixar que o Inquérito 4.781 esteja dominando a cena política e a cena prisional e de cerceamento à liberdade e a eventuais excessos decorrentes da liberdade de expressão, que nós devemos consagrar como um princípio inalienável”.
Você pode gostar: Bolsonaro agita conservadores após publicar bandeira do Brasil trocando o “verde pelo laranja”, saiba mais
Esperidião Amin detona o famigerado inquérito 4.781
Vale destacar, que Esperidião Amin escancarou a omissão do Senado: “O Inquérito 4.781 é um veneno para a sociedade brasileira! E nós estamos assistindo ao encerramento de uma sessão legislativa sem que este tema sequer fosse discutido institucionalmente entre os Poderes, porque nem mesmo pelos convites para que ouvíssemos Ministros, que tiveram a sua nomeação aprovada pelo Senado, se dignassem a nos esclarecer, a dialogar institucionalmente”.
Confira: Especialista dispara: “Bolsonaro preso? Não há a menor possibilidade!”
Por fim, o veterano parlamentar destacou ainda a intromissão de Gilmar Mendes no Legislativo, atuando em um processo já arquivado. “Alguém vai ao Supremo, sabendo quem é que o juiz prevento deste caso, e obtém uma decisão monocrática, num domingo para uma segunda-feira, interferindo em plena deliberação do Senado na PEC do limite de gastos.
Por conseguinte, Amin deixou claro que esta atitude nos bastidores deixou atordoada a sociedade brasileira e perplexos, mas sem reação, os integrantes do Congresso. Em seguida, disse que isso é um caso antológico, é tautológico e explicou: “Um mandado de injunção arquivado em 15 de fevereiro de 2022, portanto, encerrado, é objeto de uma petição oportunista, que deu entrada no dia 16 de dezembro, e recebe uma decisão monocrática na véspera do recesso”.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Absurdo! Deputada petista Isolda Dantas “Passa pano” para invasões em supermercados