Um avassalador pronunciamento na Câmara dos Deputados foi feito pela deputada indígena Sílvia Waiãpi, que é aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro. A saber, ela é a primeira mulher indígena a ingressar no Exército Brasileiro, e mostrou como os interesses internacionais estão manipulando narrativas a respeito da Amazônia.
“Vivo e vivenciei todas as atrocidades que ocorrem no Norte do Brasil. Se nós tivermos que aderir a essa proposição que acusa pessoas de geno***, nós devemos arrolar os Governos dos últimos 40 anos”. Por conseguinte, a Deputada indígena Silvia Waiãpi falou sobre os esforços que já foram feitos para melhorar o acesso às terras indígenas para fornecimento de serviços de saúde.
Você pode gostar: Marcos Pontes desmente velha imprensa e dispara: ‘Encaminho o link para “apuração”’
Deputada indígena dispara: “Eu vejo pessoas querendo.. usar a questão ianomâmi como palco político”
Vale frisar, que a parlamentar afirmou que hoje, ela vê pessoas querendo usar a questão dos seus antepassados. Além disso, frisou que estão querendo usar a questão ianomâmi como palco político, para dançar e fazer festa em cima dos corpos e da memória dos indígenas mortos. “Isso é inadmissível. Nós temos que levar dignidade”. Disse a deputada indígena.
Por fim, a deputada indígena também escancarou para quem finge não saber, que a terra ianomâmi se estende pelo Brasil e também pela Venezuela. Dessa forma, os índios venezuelanos vêm para o lado brasileiro para receber assistência.
“Os enfermeiros nos informaram que venezuelanos indígenas atravessavam para o lado brasileiro para pedirem comida e suporte de saúde, porque nós somos o único país na América do Sul que dá atendimento a povos indígenas. Então, vamos parar de dançar em cima do sofrimento do nosso povo e de usar o sofrimento para fazer palco político! Vamos nos reunir para resolver o problema, e assim acabaremos com essa celeuma dando dignidade aos povos indígenas! Nós temos que viver no século XXI e não mais no ano de 1500!”. Disse Silvia e continuou.
“Mas eu devo defender a soberania do meu País. E é isso que nós devemos fazer, proteger o nosso País de interesses internacionais que querem abocanhar a Amazônia brasileira, utilizando a questão ianomâmi, a questão indígena, para usurpar de nós, povo brasileiro, e nós, povos do Norte. Querem usurpar de nós, filhos da Amazônia brasileira, o direito que nós temos sobre as nossas próprias terras. Então, chega de palco político!”.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Júlia Zanatta detona deputada do PT destruindo uma fake news no plenário