Denúncia de Ubiratan Sanderson contra integrantes do governo Lula
O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) apresentou uma denúncia ao procurador-geral da República, Augusto Aras, contra integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Sanderson acusa o Palácio do Planalto de supostamente cooptar parlamentares a retirarem seus nomes do pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro.
O que é a denúncia de Ubiratan Sanderson?
O deputado Ubiratan Sanderson apresentou uma denúncia ao procurador-geral da República, Augusto Aras, na qual acusa integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de supostamente cooptar parlamentares para retirarem seus nomes do pedido de abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro.
Você também pode Gostar: José Mayer detona TV Globo após censura no “Encontro”: “Empresa nefasta!” — Saiba mais!
Quem são os integrantes do governo de Lula da Silva citados na denúncia?
Segundo a denúncia de Ubiratan Sanderson, os integrantes do governo de Lula da Silva citados são o líder do governo na Câmara, José Guimarães, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Qual é a acusação feita por Ubiratan Sanderson?
A acusação feita por Ubiratan Sanderson é de que emissários do Poder Executivo ofereceram até R$ 60 milhões em emendas para deputados retirarem suas assinaturas dos pedidos de instalação da CPMI do 8 de janeiro. Além disso, também cita que o Planalto teria ameaçado não pagar emendas aos deputados de primeiro mandato que endossaram a investigação da Câmara e do Senado.
Que crimes são citados na denúncia?
Na denúncia de Ubiratan Sanderson são citados os crimes de corrupção passiva e concussão, quando um agente do governo oferece vantagem indevida a uma terceira pessoa.
Semelhança entre a prática citada na denúncia e o esquema de corrupção do chamado ‘Mensalão’
O deputado Ubiratan Sanderson afirmou que a prática citada na denúncia se assemelha ao esquema de corrupção do chamado ‘Mensalão’, que coincidentemente também ocorreu durante o governo Lula da Silva.
O Mensalão foi um esquema de corrupção que envolveu pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio político ao governo Lula da Silva. A denúncia de Ubiratan Sanderson levanta a possibilidade de que uma prática semelhante possa ter ocorrido novamente durante o governo Lula, o que é extremamente preocupante para a democracia brasileira.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Diretora é ovacionada por pais ao impor regras severas contra namoros, piercings e celulares na escola