O ex-presidiário Lula usando um boné com a sigla CPX, esteve no Morro do Alemão fazendo campanha. Mas ao invés de conseguir votos como pretendia, o petista causou mais uma polêmica. Vale lembrar que Lula perdeu de forma avassaladora para Bolsonaro no Rio de Janeiro no primeiro turno.
Dessa forma, este evento seria para tentar reverter a situação, mas o “tiro saiu pela culatra” por conta do boné da CPX usado pelo petista. Por conseguinte, apoiadores de Bolsonaro começaram a relacionar a sigla ao crime organizado. Por outro lado, a velha imprensa saiu em desespero argumentando que a sigla seria uma abreviação de Complexo.
Você pode gostar: Bolsonaro manda um recado curto e grosso para Moraes: “Sabe que comigo não tem poder absoluto”
CPX: Revista Oeste desmascara a passada de pano da velha imprensa
A polêmica gerou muitas discussões em programas e telejornais, além das redes sociais. Mas a narrativa da velha imprensa caiu por terra após uma matéria da revista Oeste em que esclarece o que essa famigerada sigla realmente significa no Rio de Janeiro.
De acordo com a Oeste, a sigla CPX é usada como sinônimo de comparsa de crime. Ou seja, o termo realmente seria a abreviação de complexo, mas também é usada entre os bandidos como cupincha. De acordo com a Revista que teve acesso a um documento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, TJ-RS, que mostra que CPX significa cupincha, ou seja, elemento com quem se tenha amizade, companheirismo e camaradagem.
A jornalista Zoe Martinez comentou o desfecho da polêmica: “E não surpreende muita gente, surpreende um total de zero pessoas, é óbvio que o bandido vai apoiar o Lula. É óbvio que os bandidos tem amor pelo paizinho Lula, ele é um pai para as “vítimas da sociedade”.” Disparou a jornalista.