Nesta quarta-feira, o presidente do PL voltou a realizar mais uma coletiva para tratar do tema urnas e o jornalista Rodrigo Constantino comentou. Em resumo, para o jornalista o presidente do PL está sendo muito prudente, pois está deixando os técnicos falarem. Além disso, está agindo dentro daquilo que a lei prevê, de contestação possível ao que poderia apresentar um problema.
“Os termos são importantes, as urnas novas são auditáveis, mas em momento algum o presidente do PL diz que elas forma auditadas. Até porque para isso, me parece, eu como leigo, que seria necessário o acesso na íntegra do código-fonte, coisa que o TSE não permitiu nem mesmo aos militares.” Disse Rodrigo Constantino.
Você pode gostar: Presidente do PL convoca nova coletiva para hoje e faz o sistema tremer de vez: “Vem Bomba?”
Constantino diz que os fatos estão incomodando o sistema
Vale destacar ainda que segundo o entendimento de Constantino está sendo realizada a construção de uma narrativa com muita cautela. “Olha 40% das urnas são mais novas, são auditáveis em relação ao log, que é cada detalhe do que aconteceu minuto a minuto, e nessas o presidente Bolsonaro ganhou. 60% das urnas são mais antigas e teve um problema de identificação do log, tem o risco de expor quem é o eleitor, o que é inconstitucional.”
Confira: Quem diria! Zé de Abreu detona escolha do PT: “Nem Bolsonaro deve o desplante”
Por fim, o jornalista disparou que os fatos estão incomodando muito o sistema: “Eles estão mostrando os fatos, eu sei que são fatos incômodos para quem repetia que as urnas eram invioláveis, que o Brasil teria mais orgulho da urna do que da seleção de futebol, que nós somos a inveja do mundo inteiro, esse era o discurso do Barroso, vocês lembram disso. Então os fatos estão incomodando, mas não adianta chamar os Bolsonaro de golpista, o sistema tem que apresentar as respostas.”
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Paulo Figueiredo sobre as descobertas do PL no relatório: “Essas pessoas precisam ser responsabilizadas“