Brasil
Bolsonaro se pronúncia pela 1ª vez após cirurgia de 12 horas — Veja o que disse

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia de 12h e revela detalhes do estado de saúde
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez seu primeiro pronunciamento após passar por uma cirurgia de 12 horas no Hospital DF Star, em Brasília. Ainda sem previsão de alta, Bolsonaro afirmou que está em recuperação e agradeceu o carinho dos apoiadores.
Pelas redes sociais, o ex-presidente destacou que esta foi a sexta cirurgia relacionada ao atentado que sofreu em 2018, durante a campanha presidencial. “Estou internado no DF Star, me recuperando de mais uma cirurgia. O procedimento foi necessário para tratar uma obstrução causada por dobras no intestino delgado. Meu estado é estável, mas o processo de recuperação exige cuidados intensivos e será gradual”, escreveu.
Bolsonaro também revelou que já precisou ser internado nove vezes por complicações decorrentes da facada. Em tom de agradecimento, concluiu:
“Meus mais sinceros agradecimentos para todos neste momento. Um forte abraço em cada um e repito: voltaremos!”
Visitas restritas e cuidados intensivos
Segundo os médicos responsáveis pela cirurgia, as visitas ao ex-presidente foram limitadas por orientação da equipe médica e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Em coletiva realizada nesta segunda-feira (14), o médico-chefe Cláudio Birolini afirmou que apenas familiares têm acesso liberado. “As visitas médicas são constantes, estamos de plantão integral. Conversei com a equipe e com a dona Michelle para restringirmos ao máximo. O ex-presidente gosta de conversar bastante, mas o repouso é essencial”, explicou.
O especialista ainda destacou que a formação de novas aderências é inevitável, devido ao histórico de cirurgias abdominais. “Mesmo soltando tudo, essas aderências vão se formar”, disse Birolini.
Aliados políticos não poderão visitar Bolsonaro sem autorização expressa da equipe médica e de Michelle. Apesar disso, os médicos informaram que o ex-presidente está lúcido, comunicativo e chegou a fazer piadas durante a manhã.
Transferência da UTI será feita com cautela
De acordo com o médico Leandro Echenique, a transferência da UTI para o quarto será realizada com segurança, mas sem pressa. “A evolução precisa ser passo a passo, mesmo sabendo da agenda intensa dele. Agora é falar pouco, focar na fisioterapia e aguardar o momento certo para a alta”, afirmou.
Internação após crise intestinal grave
Bolsonaro foi internado na noite de sábado (12), após ser transferido de Natal (RN), onde apresentou fortes dores abdominais durante compromissos políticos. Na sexta-feira (11), ele foi hospitalizado com quadro de suboclusão intestinal e levado de helicóptero para a capital.
Segundo Birolini, este foi o quadro clínico mais grave desde o atentado em 2018. Apesar da gravidade, o ex-presidente se mantém estável. A cirurgia, realizada no domingo (13), teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir parte da parede abdominal.
Veja vídeo:
📲 Receba em primeira mão o que a grande mídia insiste em esconder! 👉 Entre agora no nosso canal oficial no WhatsApp: 🔗
- Leia Também:
- Às vésperas de uma manifestação histórica, Moraes pede aval da PGR para prender Bolsonaro
- Procedimento cirúrgico de Bolsonaro evidencia gravidade das sequelas da facada de 2018