Bolsonaro aponta Ministério do Meio Ambiente por denúncia de baleia-jubarte ao MP
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou que o Ministério do Meio Ambiente foi o responsável por encaminhar ao Ministério Público uma denúncia contra ele, relacionada a uma suposta perturbação a uma baleia-jubarte. Este incidente teria ocorrido em junho do ano anterior, durante uma atividade de lazer de Bolsonaro com jet ski nas águas do litoral paulista. Bolsonaro compartilhou essa informação em uma entrevista concedida na última terça-feira, 12, ao programa “Oeste Sem Filtro”.
Diferente do que se poderia supor, a iniciativa não partiu da Polícia Federal nem do Supremo Tribunal Federal, mas sim da então ministra Marina Silva. Segundo Bolsonaro, o caso foi inicialmente arquivado por um procurador, decisão esta que Marina Silva optou por contestar. Posteriormente, a procuradora responsável pelo reexame da situação decidiu dar prosseguimento à denúncia.
“Se eu estivesse na presidência, jamais tomaria a atitude de processar um ex-presidente dessa maneira”, Bolsonaro argumentou, criticando a ação movida durante a gestão atual.
Ele recordou o momento do encontro com a baleia-jubarte na praia de São Sebastião–SP, descrevendo que, ao avistar o animal e um grupo de pessoas e embarcações, reduziu a velocidade do jet ski e, após o animal submergir pela segunda vez, afastou-se do local. “Ver baleias não me traz nenhum prazer. Pode ser interessante para crianças, mas para alguém da minha idade…”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro expressou sua esperança de que o delegado encarregado do caso decida pelo arquivamento da denúncia, cabendo ao Ministério Público a decisão final sobre o assunto.
Leia Também:
- 48 horas depois da manifestação, Bolsonaro terá que depor na PF
- Adeus! Fátima Bernardes é demitida da Globo
- Silas Malafaia pode ser incluído no inquérito do golpe pela PF, segundo jornal
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟