Bolsonaro condena atuação de TSE na vitória de Lula
No último sábado (3 de fevereiro de 2024), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou sérias acusações contra os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmando que atuaram decididamente para assegurar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “a qualquer preço”. Segundo Bolsonaro, a vitória de Lula nas urnas permanece sendo um mistério para grande parte da população.
Durante uma entrevista concedida ao influenciador português Sérgio Tavares, Bolsonaro expressou seu descontentamento com o sistema judiciário brasileiro. “A Justiça brasileira, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF), não só liberou Lula da prisão como também o tornou elegível. Posteriormente, membros do STF, que igualmente compõem o TSE, engajaram-se ativamente em favor da candidatura de Lula”, declarou Bolsonaro, questionando a integridade das eleições de 2022, em que Lula saiu vitorioso.
O TSE é constituído por uma combinação de ministros do STF, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e advogados indicados pelo próprio Supremo, sendo que, durante o pleito presidencial de 2022, os representantes do STF na Corte Eleitoral incluíam Alexandre de Moraes, na presidência, Edson Fachin, como vice-presidente, e Ricardo Lewandowski.
Leia Também:
- Jornalista da GloboNews minimiza declaração polêmica de Lula sobre afrodescendentes
- Saúde mais cara: Reajuste do ICMS prevê aumento nos preços de medicamentos
- Investigação de esquema de corrupção no Piauí atinge um dos ministros de Lula
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟