Na terça-feira (9 de agosto de 2022) começará a ser repassado o auxílio caminhoneiro pela Caixa Econômica Federal. No entanto, ainda há alguns profissionais com dúvidas referentes a este tipo de bonificação. Logo, se você for caminhoneiro e quiser saber mais informações a respeito, vale a pena acompanhar a leitura.
Conforme abordado anteriormente, o auxílio caminhoneiro será repassado a partir do dia 9 de agosto do ano em curso pela Caixa Econômica Federal. Os motoristas de carga autônomos irão receber um valor de R$2 mil reais, feito diretamente nas suas contas de poupança social digital da Caixa. Desta forma, conseguirão movimentar e transferir estes valores com ajuda do aplicativo Caixa Tem.
Dessa forma, os próximos pagamentos serão revisados pela ANTT e encaminhados ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) sobre outros autônomos de cargas que ainda constam como ativos. Logo, quem estiver com a documentação pendente precisa correr para regularizar as informações e ter direito ao auxílio caminhoneiro.
Lembrando que o terceiro lote será pago em 24 de setembro, 22 de outubro, 26 de novembro e finalmente 17 de dezembro. Lembrando que de setembro a dezembro os valores serão de apenas R$1 mil reais.
Você pode gostar: Forças armadas cogitam realização de contagem paralela durante a eleição
Auxílio do caminhoneiro: Informações sobre o benefício
Assim, o valor que será depositado se refere às parcelas de julho e agosto e concedido pelo Governo Federal como um benefício emergencial aos transportadores autônomos de carga. Logo, após estabelecido na Emenda Constitucional No. 123, foi criado um estado de emergência devido à alta de preço dos combustíveis durante o último ano e permitiu a criação deste benefício e aumentando as despesas fora do teto.
Confira: Mais um absurdo! Edson Fachin proíbe ministro da Saúde de fazer pronunciamento
Assim, com este valor os caminhoneiros registrados como trabalhadores autônomos no Registro Nacional de Transportadores de Cargas (RNTC – C) até o dia 31 de maio de 2022. Além disso, os profissionais deverão ter CPF e CNH completamente válidos e este pagamento será revisado mensalmente.
Leia também: Sem medo de ser preso! Constantino dispara: “Barroso é um oportunista hipócrita”