Na madrugada desta quarta-feira (15), um homem de 29 anos apontado pela polícia como um dos responsáveis por organizar os ataques violentos no Rio Grande do Norte (RN) morreu após um confronto com a polícia em João Pessoa. José Wilson da Silva Filho era foragido dos sistemas prisionais da Paraíba e do Rio Grande do Norte e estava escondido no bairro de Paratibe, na capital paraibana, segundo a Polícia Civil local.
O histórico de José Wilson da Silva Filho
Conforme o delegado do Departamento de Investigação Contra o Crime Organizado no Rio Grande do Norte (DEICOR-RN), Luciano Augusto, Silva Filho fazia parte da organização criminosa responsável pelos ataques no Estado e já era monitorado pelo departamento há cerca de 1 ano.
Monitorado pela polícia
Segundo o delegado, José Wilson da Silva Filho era um dos poucos integrantes da facção que estavam em liberdade: “Com os recentes ataques oriundos de ordens vindas do presídio, ele era um dos poucos integrantes do grupo em liberdade, e estava orquestrando o cumprimento destas ordens. Nós intensificamos a investigação contra ele e identificamos que ele atuou fornecendo armamentos, dinheiro e determinando os locais dos ataques que aconteceram nos últimos dias”.
Ligado a facção criminosa
Antes da morte dele, um preso ligado à facção criminosa e suspeito de chefiar os ataques de dentro do presídio foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, para um presídio federal não revelado.
Você também pode Gostar: Banco Central libera saque de valores esquecidos em contas bancárias: descubra se você tem dinheiro a receber
A morte de José Wilson da Silva Filho
Segundo informações da Polícia Civil, José Wilson da Silva Filho reagiu à abordagem policial no momento em que estava sendo capturado. O confronto aconteceu por volta das 3h da madrugada, na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.
Investigações em andamento
Outros alvos estão sendo monitorados, mas as informações não podem ser divulgadas para não comprometer a investigação, afirmou o delegado do DEICOR-RN. As autoridades seguem empenhadas na busca pelos demais responsáveis pelos ataques no Rio Grande do Norte.
Conclusão
A morte de José Wilson da Silva Filho é uma ação importante da polícia no combate ao crime organizado no Rio Grande do Norte. A partir da investigação e identificação dos membros da facção, espera-se que as autoridades possam avançar na resolução dos ataques violentos que vêm acontecendo na região.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: O maior escândalo do judiciário brasileiro em andamento: as revelações do Estadão