Ministro Alexandre de Moraes determina investigação contra Tenente-Coronel Zucco
O cenário político nacional está sob alta tensão. Na última quarta-feira, 17, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) deveria investigar o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS). A suspeita é de que Zucco, atual presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), incentivou atos antidemocráticos no Rio Grande do Sul e em Brasília.
A denúncia e a decisão do STF
O processo contra Zucco começou após o recebimento de uma notícia de fato levada ao Ministério Público Federal (MPF). A notícia de fato apontava para o suposto “patrocínio e incentivo” de Zucco a atos antidemocráticos, como o bloqueio de estradas após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro na eleição presidencial.
Esta notícia de fato, que também mencionava publicações feitas por Zucco nas redes sociais entre outubro e novembro de 2022, antes de assumir seu posto na Câmara, foi encaminhada ao STF pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a pedido do MPF, devido ao foro privilegiado do deputado.
A transferência do caso para o STF
A Procuradoria Regional da República da 4ª Região defendeu a transferência da investigação para o STF porque “tramitam de modo concentrado na Suprema Corte diversos inquéritos correlatos, inclusive envolvendo pessoas não detentoras de prerrogativa de foro, mas lá investigadas por força de eventual conexão”.
A continuidade das investigações
Diante dessas circunstâncias, o ministro Alexandre de Moraes tomou a decisão de que a PF deveria continuar com a investigação. Em suas palavras, “Encaminhem-se os autos à Polícia Federal, para continuidade das investigações”. A documentação necessária para a investigação foi disponibilizada a PF na sexta-feira, dia 19.
Receba notícias exclusivas no nosso grupo do WhatsApp! Clique aqui para entrar.
Você também pode Gostar:
- Benedito Gonçalves: O ministro do TSE que cassou Deltan já foi citado na Lava Jato
- Crise Histórica na Globo: Audiência do Jornal Nacional sofre queda Brutal
- Após Cassação de Dallagnol, Janones ‘Prevê’ Cassação de Sergio Moro
- Deltan Dallagnol quebra o silêncio sobre cassação: ‘Canetada ao Arrepio da Lei’
- PF Revela: Moraes era o alvo de prisão em caso de ‘Virada de Mesa’, segundo O Globo