O preço dos ovos de galinha no Brasil
Nos últimos meses, o preço dos ovos de galinha tem sido motivo de preocupação para os consumidores brasileiros. O valor de um caixa com 30 dúzias de ovos atingiu, em média, R$ 170,50 em São Paulo, um patamar que não era visto desde 2015. O aumento no preço dos ovos de galinha tem afetado diretamente o bolso dos consumidores, principalmente daqueles que dependem desse alimento como fonte de proteína.
Os motivos do aumento
A alta no preço dos ovos de galinha é resultado de diversos fatores. Um dos principais motivos é a crise hídrica que afeta o país, que tem impactado na produção de ração animal e, consequentemente, na produção de ovos. Além disso, a alta no preço dos grãos, utilizados na alimentação das galinhas, também tem contribuído para o aumento. Outro fator que afeta o preço dos ovos é a pandemia de COVID-19, que aumentou a demanda por alimentos saudáveis e acessíveis, incluindo ovos.
Impactos na economia e na sociedade
A alta no preço dos ovos tem impactado não só o bolso dos consumidores, mas também a economia do país. O setor avícola, responsável pela produção de ovos, tem enfrentado dificuldades na produção e na venda de seus produtos, o que pode levar a uma queda na oferta e na qualidade dos ovos. Além disso, a alta no preço dos ovos pode ter um impacto direto na inflação, já que esse alimento é um item básico na alimentação de muitas famílias.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Banco Central libera saque de valores esquecidos em contas bancárias: descubra se você tem dinheiro a receber