O governo Lula está avaliando a possibilidade de voltar a exigência de visto de turista para os cidadão dos Estados Unidos. Ou seja, revertendo uma decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019. Vale frisar, que um dos argumentos é de que a medida, que por outro lado não foi retribuída pelos americanos aos brasileiros, está sendo avaliada pelo Itamaraty.
A saber, o governo Lula, por meio do Itamaraty, está tentando entender qual seria o impacto causado no Brasil, no fluxo de turistas no país. Vale ressaltar, que conforme o governo petista, a atitude de Bolsonaro teve pouco impacto na entrada de americanos no país desde 2019.
Você pode gostar: Policial de folga age em legítima defesa e mata bandido armado em Ceilândia, DF
Governo Lula e a avaliação dos vistos a poucas semanas de uma investigação americana
Vale destacar, que é bem curioso, o fato do governo Lula, tomar esta decisão de reavaliar a exigência de vistos dos americanos. Afinal, isso ocorre há menos de uma semana após o FBI iniciar uma investigação relacionada a um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que envolve nada menos que a estatal brasileira Petrobras.
Vale ressaltar, que em acordos diplomáticos, os países estabelecem regras para que seus cidadãos possam circular entre as fronteiras sem a necessidade de apresentação de visto. Por fim, a equipe de transição do governo petista, trabalhou em política externa nos últimos dois meses de 2022, propôs formalmente a retorno da exigência de visto de turista para americanos, canadenses, australianos e japoneses.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Randolfe Rodrigues aparece “sambando” no carnaval web reage: “Desfilando hipocrisia”