Neste domingo, dia 12 de fevereiro, o nome da deputada Silvia Waiapi vem sendo um dos mais comentados nas redes sociais. Em resumo, o motivo foi um discurso duro e surpreendente que a parlamentar fez no plenário da Câmara dos deputados, fazendo um alerta sobre a liberdade.
No discurso a deputada Silvia Waiapi começou dizendo: “Primeiro eu falo na minha língua, para que vocês saibam que eu existo. Porque o povo que não preserva a sua identidade e nem guarda a memória dos seus mortos, não sabe de onde veio e nem sabe para onde vai.” Disparou a parlamentar.
Você pode gostar: Conservadores fecham cerco contra manipulações do PT: “A lei tem que valer para todos ‘ou a lei rege a todos, ou não rege a ninguém’”
Silvia Waiapi deixa congresso perplexo após discurso avassalador
Ainda em seu discurso, a parlamentar fez um grave alerta para os demais congressistas, relembrando como os povos indígenas sofreram ao longo da história e destacando o principal motivo pelo qual os indígenas pereceram no passado.
“Domina quem domina. Nós povos indígenas, ao longo da história, fomos isolados, dominados, segregados, justamente porque não dominávamos, porque não possuímos a principal tecnologia daquela época: A pólvora, a arma de fogo. Nosso povo então foi, segregado, morto, dominado e isolado.” Disparou a parlamentar.
“Ou vocês se unem, ou vocês se amparam uns aos outros, para lutar pelo direito e pela liberdade, ou vocês serão os novos índios do futuro. E vocês serão dominados, segregados e perderam a liberdade e a vida de vocês.” Discursou Silvia Waiapi.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: URGENTE: Nikolas Ferreira pede informações sobre encontro de Lula com ‘blogosfera’ esquerdista