Durante entrevista à rede Globo, o atual presidente Lula disse ser contrário à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os atos de vandalismo que ocorreram no dia 8 de janeiro. Vale lembrar, que defensores da CPI querem que ela faça investigação de todos os atos relativos às invasões.
Ou seja, a CPI poderá investigar até possíveis omissões de órgãos do governo federal que deixaram o acesso de manifestantes aos prédios dos três poderes. Por outro lado, Lula surpreendeu na resposta: “Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”.
Você pode gostar: Carlos Bolsonaro ironiza Haddad: “Olha o bicho, é ministro da economia, um gênio”
Web questiona posicionamento de Lula sobre CPI do dia 8: “Por que será?”
Vale frisar que Lula disse que se fosse dar um conselho diria para não fazerem a CPI do dia 8 de janeiro. Por outro lado, vangloriou-se das prisões em massa realizadas pela polícia. “Se, por acaso, eles me pedissem um conselho – que é difícil pedir conselho – eu dizia: não façam CPI, porque não vai ajudar”. O petista disse que os atos já estariam sendo “investigados”, vangloriou-se das prisões em massa, e disparou: “O que você pensa que a gente vai ganhar com uma CPI?”.
Por outro lado, parlamentares questionaram o posicionamento de Lula contra a CPI. “Concordam que é no mínimo estranho que o PT esteja trabalhando contra a abertura da CPI que pretende investigar os atos do último dia 8?”. Disse o deputado Caros Sampaio.
Por meio de suas redes sociais, completou: “O novo líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu, está pregando cautela sobre a criação de uma CPI para investigar a invasão e o quebra-quebra que houve nos prédios dos três poderes, em Brasília, no último dia 8. Não entendi. Se os fatos foram graves, como diz o próprio PT e todos nós que presenciamos os atos de destruição, por que o receio de uma CPI, Zeca?”.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Rogério Marinho recebe apoio de “gente grande” em sua campanha pela presidência do Senado, confira