Economia Financeira: É de conhecimento geral que a economia financeira é um dos assuntos mais importantes na vivência civil de todo mundo. E recentemente se tornou senso comum implementá-la nas escolas para formar uma base concreta na mentalidade das gerações que virão. Porém, como é um fato recente, muitas gerações ainda não aprenderam totalmente sobre ter autonomia financeira e uma utilização saudável com o dinheiro.
Posto isto, a CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, informa que a porcentagem dos endividados no Brasil aumentou muito. Ademais, já se tornou mais da metade da população, principalmente no período de pandemia e pré-pandemia, sendo 66,5% no fim de 2020. Com isso, certamente há diversos fatores que somam para esta causa além do surto do vírus, como por exemplo a fonte principal continua sendo o cartão de crédito.
Dessa forma, muitas pessoas estão à procura de métodos e procedimentos de como aprender a usar melhor os seus recursos. Portanto, será informado a seguir algumas dicas que podem ser de grande apoio inicial para os interessados. Afinal, servirá tanto para manter a tranquilidade e atingir objetivos, quanto para superar melhor os imprevistos da vida como acidentes, saúde, reformas, desemprego, além de outros.
Economia Financeira: Começar a organizar anotando todo o dinheiro que entra e sai da sua conta
Primeiramente, é de suma importância o indivíduo anotar todo o movimento que acontece com seu dinheiro. Dessa forma, vai estar ciente de quanto dinheiro recebe e quanto gasta com as suas dívidas e necessidades. Ademais, também é conveniente elaborar uma planilha para registrar todo o fluxo do dinheiro.
Além disso, este procedimento é essencial para a pessoa obter uma visão ampla de todos os gastos. Assim, poderá distinguir quais são os gastos importantes daqueles que são fúteis e desnecessários, visando sempre economizar para sobrar mais ao final do mês. Por fim, uma ótima maneira é separar as saídas por categorias como por exemplo moradia, educação, família, alimentação, saúde e dentre outros.
Economia Financeira: Fazer uma reserva emergencial
Tendo em vista os possíveis imprevistos que podem ocorrer durante o cotidiano, é recomendável e muito conveniente guardar uma reserva de emergência, para isso, é necessário organização para começar a poupar essa quantia. Dessa forma, guardar de maneira preferencialmente fixa, sendo todo mês ou na hora que conseguir.
Como relatado anteriormente, a poupança emergencial serve para salvar na hora dos problemas inesperados. Afinal, com a quantia guardada, será possível cobrir os gastos necessários por um período significativo de 6 meses, 1 ano ou até mais se conseguir. Afinal, se o indivíduo necessitar ser afastado do trabalho por quaisquer motivos e não obter fonte de renda por um tempo, conseguirá arcar com as despesas sem solicitar empréstimos.
Economia Financeira: Definir metas para ajudar atingir o seu objetivo
Definir metas pode ser um quesito fundamental para conquistar a desejada Economia Financeira, e alcançar todos os objetivos projetados pelo indivíduo, seja em curto, médio e longo prazo. Assim como descartar saídas supérfluas, realização de trabalhos extras para complementar a renda, investir uma parte do dinheiro que recebe e então, com metas definidas, produzirão ações práticas para a causa.
Confira também notícias no nosso canal no Telegram, clicando aqui.
Leia também: Haddad afirma haver possibilidade de reduzir o déficit do PIB inferior a 1%