É de conhecimento geral que um dos principais objetivos que as reuniões do Fórum Econômico mundial é apresentar métodos de soluções para as questões de vários problemas ao redor do mundo. Desta maneira, a reunião no Fórum Econômico Mundial deste ano publicou em seu relatório, vários problemas preocupantes, no qual são como a piora na economia, uma elevação no custo de vida, e falta de medidas provisórias para conter as mudanças dos fatores climáticos, como também a polarização social.
Dessa forma, a reunião apontou uma lista de fatores problemáticos em dois prazos, um para o curto período de dois anos, para os problemas imediatos. Por outro lado, para o prazo de dez anos, no qual são problemas que aparecem gradativamente. Sendo assim, para o primeiro caso, foram mencionados a crise gerada como consequência para o elevado custo de vida e o quadro de inflação global aumenta de forma significativa.
Problemas previstos pelo Fórum Econômico Mundial no curto prazo de dois anos
Além disso, desastres naturais frequentes, eventos extremos climáticos, confrontos geoeconômicos, assim como a falha na tentativa de mitigar as mudanças climáticas recorrentes. Assim, ainda foram listados no período curto de dois anos, fato patológico da erosão, coesão e a polarização social mediante aos assuntos políticos e governamentais torna a situação expressiva neste âmbito.
Ainda mais, o incidente e crimes contra o meio ambiente torna cada vez mais preocupante a economia global, juntamente com o fracasso ao tentar adaptar-se às mudanças climáticas causadas pela produção industrial. Ademais, o mais recente problema que preocupa o Fórum Econômico Mundial, é a crescente disseminação de ataques e crimes dentro do mundo cibernético.
E os motivos são vários, desde a falta de melhorias de segurança para a causa, além da falta de matéria-prima, alguns recursos naturais e imigração voluntária em grande escala. Lembrando que quando citavam sobre a polarização social, inclui também para a sociedade brasileira, mediante ao eleitorado do ano passado. Ou seja, uma divisão política que se tornou intensa e expressiva, consequentemente, gerando casos de extremismo.
Problemas previstos pelo Fórum Econômico Mundial no longo prazo de dez anos
Por outro lado, dentro do âmbito de visão para 10 anos, os fatores problemáticos que irão agravar, são os riscos que pode acontecer devido às falhas de mitigar as mudanças climáticas como também adaptar a elas, os eventuais desastres naturais, perda da biodiversidade, imigração involuntária e dentre outros obstáculos gradativos.
No entanto, o Fórum Econômico Mundial define os ocorridos como um conjunto de riscos globais relacionados. Por outro lado, eles se mesclam, com o impacto total superando a soma de cada parte. A partir disso, propõe uma abordagem estruturada para poder reconhecer os futuros potenciais do tipo e preparos para mitigar esses problemas. Ressaltam que a cooperação pode ser um requisito fundamental para lidar com os riscos globais.
Confira: O setor de serviços mostra estabilidade no final do ano
Então, resumidamente, tanto na perspectiva imediata quanto futura, as empresas de grande porte no Brasil como também as globais necessitam encarar o relatório estabelecido de forma estratégica, ressaltando a conveniente cooperação. Consequentemente, agir rápido ao tentar prevenir as ameaças identificadas e não atrasar a resolução, no qual pode gerar negligência perante a realidade.
Leia também: Negativado: Confira algumas dicas para se organizar e deixar seu nome limpo em 2023