Nome negativado: Após tantas dificuldades nos últimos anos em relação à economia, por conta de pandemia, guerras entre outras coisas, o momento é de recomeço. E depois de todos esses infortúnios, um dos maiores problemas para muitas pessoas é a situação de credibilidade do seu nome. Ou seja, muitos estão com o nome sujo, ou nome negativado.
Mas é possível fazer um planejamento para regularizar sua situação com organização e disciplina. Primeiramente é preciso consultar os órgãos para saber se o seu nome está negativado. Dessa forma, basta acessar os portais do SPC Brasil, Serasa e Boa Vista SCPC.
Saiba funciona o processo de inclusão de nomes nos órgãos de proteção ao crédito
Antes de limpar o nome é importante saber como seu nome foi parar no sistema de negativação. Ademais, após detectar a inadimplência, as empresas podem enviar o nome do devedor aos órgãos de proteção ao crédito a partir do primeiro dia de inadimplência.
Entretanto, as empresas devem comunicar os devedores que estão em débito. Por conseguinte, a pessoa devidamente avisada terá 10 dias para regularizar as pendências. Por outro lado, se não houver uma renegociação, o nome do consumidor poderá ser negativado.
Vale informar que após uma renegociação, basta o pagamento da primeira parcela para o nome do consumidor voltar a ficar limpo. Contudo, em caso de atraso de alguma parcela da renegociação o nome volta a ficar negativado imediatamente. Vale informar, que nome sujo dificulta a contração de empréstimos e crédito no mercado.
Nome negativado: Confira o passa a passo para regularizar
Todos os três principais órgãos de proteção ao crédito: Serasa, SPC Brasil e Boa Vista oferecem a possibilidade de regularização do nome de forma online. Ou seja, por meio de seus portais de renegociação. Primeiramente você deve acessar o site individualmente de cada órgão e fazer uma consulta no seu CPF.
Por fim, após verificar suas dívidas, escolha a melhor opção de negociação, ou seja, aquele que cabe no seu bolso. Em seguida, gere um boleto e depois faça o pagamento dentro do prazo de vencimento. Por fim, o seu nome fica limpo ou deixa de ser negativado em até cinco dias úteis após o pagamento.
Leia também: Comércio: Confiança do empresariado cresce 0,7%