O deputado e Tenente-Coronel Zucco da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, repercutiu em seu discurso de despedida. Por conseguinte, os colegas deputados fizeram apartes, reforçando a importância da defesa da democracia e da liberdade no Brasil. Principalmente atualmente, em que ambos estão sob ataque.
Primeiramente, o deputado Rodrigo Maroni ex-esquerdista relembrou que o ex-governador do Rio de Janeiro foi posto em liberdade, mesmo condenado a mais de 400 anos de prisão, e não poupou palavras para escancarar a falta de transparência do sistema de justiça no Brasil.
“E esse é um reflexo de uma democracia e umas instituições em que eu não acredito”. O deputado afirmou: “nossa democracia é péssima. É uma democracia parcial, sempre foi. São relações que, lamentavelmente, não são transparentes”.
Deputado Maroni diz que política ano Brasil é igual religião
Ainda em seu discurso, Maroni deixou claro que foi de esquerda durante toda sua vida, e destacou a importância da representação e da fiscalização popular. “Política, no Brasil, é igual religião, e é importante as pessoas entenderem isso. E o fundamental é o povo participar”. Maroni enviou uma saudação aos manifestantes, dizendo: “por isso uma saudação ao povo de direita, que hoje está na rua, e que vai fiscalizar”. Ele acrescentou: “não dá para ter um lado só”.
Em seguida, diversos parlamentares engrossaram o coro contra as aberrações no sistema de justiça do Brasil atualmente. A saber, o deputado Zucco respondeu: “o que não é aceitável é a criminalização da legítima liberdade de manifestação”. Ele acrescentou: “os manifestantes que contestam e que jamais reconhecerão como legítimo esse que as urnas apresentaram como vencedor percebem as manobras que foram colocadas em prática até este momento, e jamais se sentirão moralmente representados por alguém que traiu a confiança da população e a grandeza do cargo com o maior escândalo de corrupção da História. Esses manifestantes são verdadeiros patriotas e têm meu respeito por lutarem pela decência”.
Em suma, a deputada Any Ortiz, respondeu a Zucco: “Tu traz aqui a defesa da nossa democracia e da liberdade tal como ela tem que ser”. Ela acrescentou: “todo mundo fala em democracia, mas a democracia tem que ser para todos, e não para alguns pequenos grupos”. A deputada subscreveu as falas em apoio aos manifestantes e defendeu a “liberdade das pessoas se manifestarem livremente, pacificamente, o que, infelizmente, a gente não vê muitas vezes, partindo do outro lado, mas aí não se questiona a democracia desses atos”.