Política
Declaração de irmão de Lula coloca o PT no centro de nova polêmica nacional, Veja vídeo

PT infiltrou militantes em instituições públicas para alcançar o poder, revela irmão de Lula
No centro de uma nova controvérsia envolvendo desvios bilionários no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez declarações que reacenderam os debates sobre a atuação do Partido dos Trabalhadores (PT) no aparato estatal.
Em entrevista à revista Fórum, publicada em agosto de 2024, Frei Chico revelou que o PT inseriu militantes em posições estratégicas durante os governos petistas. Juízes, promotores, procuradores e até militares foram, segundo ele, “emplacados” nas instituições públicas como parte de uma estratégia para consolidar poder.
“Se não fizer isso, não vai mudar”, afirmou o irmão de Lula, ao justificar a infiltração silenciosa nas estruturas do Estado.
Além da revelação sobre o aparelhamento institucional, Frei Chico foi ainda mais longe ao defender o fim das Forças Armadas brasileiras. Para ele, uma “sociedade sonhada” só seria possível sem a presença do que chamou de elementos “altamente conservadores, estúpidos e ignorantes”.
Veja vídeo:
Sindicato ligado a Frei Chico é alvo de operação da PF
Frei Chico atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Brasil (Sindnapi). A entidade se tornou alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).
A investigação apura um esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS, ocorrido entre 2019 e 2024, que causou prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões aos aposentados e pensionistas.
Em nota, Frei Chico afirmou estar tranquilo quanto às investigações e declarou confiar no trabalho da PF. Segundo ele, todas as irregularidades devem ser apuradas com rigor.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
- Leia Também:
- Cena lamentável: Primeira-dama brasileira causa polêmica no Vaticano
- Carlos Bolsonaro rompe o silêncio e revela quem realmente está ao lado de Bolsonaro