Neste domingo, dia 6 de novembro, a jornalista Ana Paula fez uma análise sobre como Trump e Bolsonaro mexeram com o establishment. Em resumo, ela disse que mesmo que a esquerda do Brasil e Estados Unidos tentem não vão conseguir sufocar essa onda conservadora nos dois países.
“Aqui existe o federalismo que protege demais as instituições, principalmente a autonomia sagrada e independência dos estados. Coisa que nós não temos no Brasil, temos uma pirâmide inversa onde a união é muito grande. Mas os cenários são muito parecidos.” Disse Ana Paula.
De acordo com Ana Paula, tanto Bolsonaro quanto Donald Trump possuem trajetórias muito parecidas porque mexeram com o establishment. Dessa forma, a jornalista afirmou que Trump não mexeu apenas no establishment do partido democrata, mas em todo o sistema dos Estados Unidos.
Você pode gostar: Manifestações acontecem em frente ao quartel do exército brasileiro, confira:
Para Ana Paula o establishment se voltou tanto contra Trump quanto contra Bolsonaro
Ainda fazendo uma comparação entre os problemas enfrentados por Trump e também por Bolsonaro, Ana Paulo afirmou que ambos sofreram com os ataques desse sistema. Ou seja, o establishment se voltou contra os dois líderes conservadores.
“Bolsonaro mexeu no sistema como um todo, assim como Trump fez nos Estado Unidos. Olha o que estamos vendo agora, PT e PSDB juntinhos no escurinho do cinema, o que vamos fazer Geraldo Alckmin, que agora voltou a cena do crime de mãos dadas com o Lula. Aquele que ele já considerou o político mais corrupto da história do Brasil.
Por fim, Ana Paula afirmou que tanto Trump quanto Bolsonaro possuem líderes que podem seguir suas ideias no futuro. Se o Trump sair do cenário ele tem o DeSantis, que é um excelente governador da Flórida e que provavelmente será o grande nome do partido Republicano. Por outro lado, Jair Bolsonaro tem Tarcísio que agora terá experiência no Executivo como governador de São Paulo.
Leia também: Revelado os bastidores antes do discurso de Bolsonaro após 2° turno: “Foi encontrado 9 exus no gabinete”, saiba mais