Internautas desmentem GloboNews no X sobre notas da comunidade
Internautas da rede social X desmentiram declarações publicadas nesta sexta-feira (10) pelo perfil da GloboNews sobre o recurso “notas da comunidade”. Essa funcionalidade, usada no X, também será adotada pela Meta, controladora do Instagram e Facebook, permitindo que os próprios usuários das plataformas realizem checagens de fatos de maneira colaborativa.
A polêmica começou quando o perfil da GloboNews no X compartilhou uma declaração do jornalista Octavio Guedes, feita durante o telejornal GloboNews Mais. Segundo Guedes, as notas da comunidade estariam disponíveis apenas para usuários com contas verificadas, implicando que seria necessário pagar para participar do recurso.
— O que é notas da comunidade? No X, só pode dar nota quem é verificado, e você tem que pagar por isso. Então, não é bem comunidade. É de pagantes, de assinantes […] A nota da comunidade não substitui a checagem dos fatos. Ponto. Essa história de notas da comunidade é apenas cortina de fumaça […] O fim da checagem de fatos transforma o que é ruim em péssimo — afirmou o jornalista.
Internautas usam o próprio recurso para desmentir GloboNews
Logo após a postagem da emissora, usuários do X usaram as próprias notas da comunidade para corrigir a informação. Eles demonstraram que possuir uma conta verificada não é um requisito para colaborar com o recurso. De acordo com os critérios divulgados oficialmente pelo X, para participar, o usuário precisa atender a três requisitos principais:
- Não ter violado as regras da plataforma.
- Ter um número de telefone verificado.
- Contar com uma conta ativa há pelo menos seis meses.
Uma nota adicionada à publicação da GloboNews esclareceu:
— Diferente do que foi dito, não é necessário ser assinante (pagar) para se tornar um colaborador das notas da comunidade. É preciso ter uma conta com mais de 6 meses, um número de telefone verificado e não ter violado regras do X.
GloboNews publica errata após repercussão negativa
Horas após ser desmentida, a GloboNews publicou uma errata assinada por Octavio Guedes. O jornalista reconheceu o erro em sua declaração ao vivo e fez a seguinte correção:
— Ao contrário do que disse no meu comentário sobre as diferenças entre nota de comunidade e o sistema de checagem de fatos, as notas no X são abertas a todos os usuários da rede, independentemente de serem verificados ou não, de pagarem ou não.
A confusão gerou forte repercussão, destacando a importância de checagens rigorosas antes da divulgação de informações, principalmente por veículos com grande alcance.
Leia Também:
Passaporte de Bolsonaro: Moraes exige documentos para decisão final
Trump prevê inferno no Oriente Médio se reféns não forem soltos
📢 RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP. 👈