Lula afirma que a economia brasileira é forte, mas destaca “enormes desafios”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (23.dez.2024) que a economia do Brasil está forte e continua crescendo, mas admitiu que o país enfrenta “enormes desafios pela frente”. Durante um pronunciamento de Natal, Lula citou setores em que o governo enfrenta resistência, como entre empreendedores e evangélicos.
Sem aprofundar os números ou estratégias econômicas, o presidente destacou que o governo investe “na qualidade de vida da população brasileira”. Para ele, essa é a prioridade na gestão atual, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas.
O pronunciamento, com duração de 3 minutos e 20 segundos, foi exibido às 20h30, antecipando-se à tradição de ser veiculado na véspera do Natal. Segundo a Secretaria de Comunicação, a mudança foi uma decisão estratégica para maximizar a audiência.
Em um tom emotivo, Lula iniciou sua mensagem com um apelo à união e aos valores cristãos. “Hoje eu gostaria de conversar com cada uma e cada um de vocês. Você que está em casa, com a sua família. Você que trabalha no campo, no comércio ou na indústria. Que faz a comida chegar nas nossas mesas. Que trabalha na saúde, nas escolas, nas oficinas. Você estudante. Você que cuida da casa. Você empreendedor. Todas e todos vocês que ajudam a construir esse grande país”, disse o presidente.
Ele também relembrou os ensinamentos de Jesus Cristo, como compaixão, fraternidade e respeito. “Meu desejo é que esses ensinamentos estejam presentes não apenas no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas”, afirmou. No entanto, para quem acompanha a realidade brasileira, o contraste entre o discurso e a prática do governo não passou despercebido.
Lula aproveitou a ocasião para agradecer pelas mensagens de apoio recebidas durante sua recente internação no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde passou por um procedimento emergencial para drenar uma hemorragia na cabeça. Ele ressaltou que a solidariedade o fortaleceu para seguir na condução do país.
“Quero agradecer as orações e as mensagens de carinho que recebi durante a emergência médica a que fui submetido recentemente. Graças a essa corrente de solidariedade, estou ainda mais firme e mais forte para continuar fazendo o Brasil dar certo”, afirmou.
O presidente apareceu no vídeo usando um chapéu modelo Panamá, estilo adotado após sua alta médica. Ele ainda exibia curativos na cabeça e teve parte do cabelo raspado devido ao procedimento.
O pronunciamento foi gravado no Palácio da Alvorada no último sábado (21.dez.2024) e produzido pelo publicitário Sidônio Palmeira, que assumirá a Secretaria de Comunicação (Secom) em janeiro. Sidônio, que também foi responsável pela campanha eleitoral vitoriosa de Lula em 2022, já começou a organizar sua equipe para o ministério.
Além disso, o publicitário tem se envolvido em ações estratégicas, como a gravação de vídeos que reforçam as diretrizes econômicas do governo, incluindo a autonomia do Banco Central, agora liderado por Gabriel Galípolo, e o pacote de corte de gastos anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Veja vídeo:
Leia Também:
- General Mourão se pronúncia sobre a prisão de Braga Netto
- Radialista faz declaração polêmica contra Bolsonaro: ‘Presidente Mais Cagão do Brasil’
📢 RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP. 👈