PSOL apresenta ao STF pedido de prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto por plano golpista
A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou, nesta terça-feira (19), dois pedidos junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto sejam presos preventivamente. A solicitação está fundamentada em informações reveladas pela Operação Contragolpe, conduzida pela Polícia Federal, que apura a atuação de militares e um policial federal suspeitos de planejar um golpe de Estado após a eleição presidencial de 2022. O suposto plano teria como objetivo manter Bolsonaro no poder e incluiria os assassinatos de autoridades como Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes.
O PSOL alega que, além das provas apresentadas pela Polícia Federal, as petições consideram declarações e ações dos acusados que, segundo o partido, incentivaram atos antidemocráticos. Um exemplo citado foi uma fala de Braga Netto em novembro de 2022, em frente ao Palácio da Alvorada: “Vocês, não percam a fé. É só o que eu posso falar agora”. O PSOL sustenta que a declaração está ligada ao suposto plano golpista.
De acordo com os investigadores, Braga Netto teria oferecido sua residência para uma reunião com militares na qual o plano de assassinatos teria sido discutido. Apesar das evidências, a Polícia Federal ainda não solicitou a prisão preventiva do general. No entanto, o PSOL argumenta que a medida é necessária para evitar riscos às investigações e à sociedade.
A líder do PSOL na Câmara, Erika Hilton, afirmou que as evidências apontam para a existência de uma organização criminosa que incentiva atentados e planeja assassinatos contra autoridades da República. O partido também solicitou buscas e apreensões, além da quebra de sigilos telefônico e telemático de Bolsonaro e Braga Netto.
As petições contam com o apoio de parlamentares do PSOL e da Rede Sustentabilidade, incluindo Erika Hilton, Henrique Vieira, Luiza Erundina e Túlio Gadelha.
Leia Também:
- Confira: A resposta de Elon Musk a Janja que viralizou nas redes
- Janja dispara xingamento contra Elon Musk: ‘Fuck you!’ Assista ao vídeo bombástico
Descubra o que não querem que você saiba! O eBook voltou, mas pode ser removido a qualquer momento! ➡️ Clique aqui e garanta o seu agora 👈😱😱