Mundo
Brasileiros condenados por atos de 8 de janeiro recebem mandados de prisão na Argentina
justiça argentina decreta prisão de 61 brasileiros
Em uma ação sem precedentes, o juiz federal argentino Daniel Rafecas emitiu mandados de prisão contra 61 brasileiros envolvidos nos ataques aos Três Poderes da República no Brasil, ocorridos em 8 de janeiro do ano passado. Até esta sexta-feira (15), dois dos indivíduos condenados já foram capturados em solo argentino, marcando um avanço significativo no caso.
Segundo reportagens do jornal Folha de S. Paulo, a ação do juiz Rafecas foi uma resposta aos 63 pedidos de extradição enviados pela embaixada do Brasil em Buenos Aires, direcionados ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina. Esses pedidos foram iniciados a partir de uma solicitação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A polícia da província de Buenos Aires efetuou a primeira detenção na quinta-feira (14), identificando Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, durante uma patrulha de rotina na cidade de La Plata. Gusmão, que foi sentenciado a 17 anos de prisão no Brasil, enfrenta acusações graves, incluindo tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e associação criminosa armada.
De acordo com o relatório das autoridades locais, Joelton foi abordado por apresentar comportamento suspeito. Após a verificação de seus dados pessoais, a polícia confirmou a existência de um mandado de prisão em seu nome, baseado nos pedidos de extradição do Brasil.
A prisão de Joelton Gusmão gerou controvérsia, particularmente de sua filha, Agnes Gusmão, que contesta a versão das autoridades. Agnes afirma que seu pai era um solicitante de asilo na Argentina e que foi surpreendido com o pedido de extradição durante um processo de renovação de sua residência provisória na Imigração de La Plata.
O caso de Joelton Gusmão é apenas um entre muitos que envolvem brasileiros na Argentina. Segundo dados da Comissão Nacional de Refugiados (Conare), houve um aumento notável nas solicitações de refúgio por brasileiros na Argentina, com 181 pedidos registrados em 2023. Porém, este ano, apenas três pedidos foram formalizados, refletindo um cenário complexo de refúgio e extradição entre os dois países.
Leia Também:
- Explosões em frente ao STF em Brasília deixam uma vítima fatal
- “Janjapalooza”: Governo Investe R$ 870 Mil em Cachês para Show de 29 Artistas
Descubra o que não querem que você saiba! O eBook voltou, mas pode ser removido a qualquer momento! ➡️ Clique aqui e garanta o seu agora 👈😱😱
-
Política4 meses ago
Bolsonaro não contém as lágrimas durante discurso emocionante de Nikolas, veja vídeo
-
Política4 meses ago
Nikolas, ao lado de Milei, faz afirmação desmoralizante sobre Lula, assista ao vídeo
-
Economia2 anos ago
Lojas Americanas: CPI irá desvendar os detalhes da fraude contábil que chocou o mercado financeiro
-
Política2 anos ago
Luciano Hang: Saiba a verdade sobre o empresário fechar suas lojas em protesto
-
TV4 meses ago
Queda de audiência: GloboNews perde 38% do público e registra menos de 1 ponto
-
Política4 meses ago
Valdemar Costa Neto garante: “Bolsonaro será nosso candidato em 2026”
-
Política4 meses ago
Wajngarten crítica a PF: Relatório é Taxado de ‘Ficção de Quinta’, Entenda o Caso
-
Política6 meses ago
Revelação Bombástica: Mauro Cid Expõe Verdades Ocultas e Envolvimento de Mourão
-
Famosos6 meses ago
Ivete Sangalo Cancela Turnê e Choca Fãs com Motivo Humilhante – Saiba Tudo!
-
Política4 meses ago
Bolsonaro sobre erro da PF: “Outras correções virão”
-
Política2 anos ago
Vice de Simone Tebet faz revelação bombástica sobre Lula às vésperas da eleição, por essa PT não esperava
-
Política5 meses ago
Ladrão foi assaltar loja de celular e se deu mal, veja vídeo