Gleisi defende regulação das Redes Sociais
Nesta segunda-feira (28), a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, defendeu a regulação das redes sociais, alegando que os algoritmos das plataformas digitais estariam prejudicando a comunicação da esquerda. As declarações foram dadas após uma reunião da Executiva Nacional do PT e da bancada de parlamentares do partido, na sede do diretório nacional, em Brasília.
Durante o encontro, Gleisi admitiu que o partido esperava melhores resultados nas eleições municipais deste ano. Ela destacou a necessidade de modernizar e ampliar a mensagem do PT, ao mesmo tempo que afirmou manter os valores fundamentais do partido.
“Claro que vocês vão perguntar: o PT precisa modernizar e ampliar o seu discurso. Eu ouço muito isso. É verdade, nós precisamos modernizar e ampliar nosso discurso, sem perder de vista os princípios e o programa que nos trouxe até aqui”, afirmou Gleisi Hoffmann.
A presidente do PT mencionou a importância de manter a conexão com a base que acompanhou o partido nos momentos mais difíceis, reforçando que não é possível ampliar o alcance sem considerar esse núcleo de apoio.
“Tem uma base que veio conosco até aqui e enfrentou os piores momentos, quando nós estávamos nos piores momentos. Não é esquecendo que a gente vai ampliar”, acrescentou.
Sobre a comunicação, Gleisi reconheceu avanços durante a campanha de 2022, mas destacou as dificuldades enfrentadas nas redes sociais devido à forma como as plataformas estão estruturadas atualmente. Ela defendeu que uma regulação adequada poderia proporcionar um ambiente mais justo.
“Falam também muito de comunicação. Eu acho que nós tivemos um avanço na nossa comunicação, falando como partido e da campanha em 2022. Mas não é fácil disputar as redes sociais do jeito que elas estão colocadas”, afirmou.
Gleisi também citou uma entrevista do influenciador digital Felipe Neto, que criticou a comunicação da esquerda, mas destacou a necessidade de uma regulação para evitar que os algoritmos continuem favorecendo determinados conteúdos.
“Não sei se vocês viram uma entrevista do Felipe Neto em que ele diz: eu não concordo muito com a esquerda e a sua forma de se comunicar, mas o problema é que a esquerda vai continuar sendo massacrada nas redes se a gente não mudar, se a gente não tiver regulação das redes sociais”, comentou.
A presidente do PT afirmou que os algoritmos privilegiam conteúdos que incentivam violência, ódio e preconceito, gerando maior engajamento e lucros para as plataformas. Segundo ela, isso prejudica a capacidade de comunicação de grupos que não adotam esse tipo de abordagem.
“O algoritmo privilegia o tipo de conversa e de intervenção que dá vazão para a violência, para o ódio e para o preconceito. Quem trata assim nas redes acaba levando o maior engajamento, porque as redes visam o lucro”, concluiu.
A regulação das redes sociais, segundo Gleisi, é vista como uma forma de garantir condições mais justas na disputa pelo engajamento digital, em um ambiente cada vez mais relevante para a formação de opiniões e participação política.
Leia Também:
- Fim da linha: Jovem Pan rompe contrato com Amanda Klein: Saiba o motivo
- Bolsonaro quebra o silêncio e responde às críticas de Malafaia
Descubra o que não querem que você saiba! O eBook voltou, mas pode ser removido a qualquer momento! ➡️ Clique aqui e garanta o seu agora 👈😱😱