Atas confirmam que Maduro foi derrotado
O Centro Carter, uma organização independente dedicada à promoção da democracia, apresentou nesta quarta-feira (2) à Organização dos Estados Americanos (OEA) as atas oficiais das eleições presidenciais da Venezuela. Os documentos mostram que o candidato da oposição, Edmundo González, obteve 67% dos votos, enquanto o atual presidente Nicolás Maduro alcançou apenas 31%.
De acordo com Jennie Lincoln, especialista do Centro Carter que liderou a missão de observação composta por 17 membros, “o sistema eletrônico de votação funcionou adequadamente”. A especialista destacou que as testemunhas e observadores dos 30.026 locais de votação, incluindo o governo venezuelano e os partidos políticos de oposição, têm conhecimento dos verdadeiros resultados das eleições realizadas em 28 de julho.
No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), alinhado ao governo de Maduro, proclamou o presidente reeleito para um terceiro mandato de seis anos, ratificado pelo Tribunal Supremo de Justiça, também subordinado ao governo. Até o momento, o CNE não apresentou as atas oficiais, apesar das pressões da comunidade internacional.
A oposição, por sua vez, sustenta que González venceu as eleições de forma clara e contundente. Em setembro, o ex-diplomata buscou asilo diplomático na Espanha, após se exilar devido à situação política no país. A apresentação das atas na OEA foi convocada por várias nações, incluindo Estados Unidos, Argentina, Costa Rica e Peru, que questionam a transparência do processo eleitoral venezuelano.
O Centro Carter e uma pequena delegação da Organização das Nações Unidas (ONU) foram as únicas entidades autorizadas pelo governo Maduro a observar o processo eleitoral. As atas foram recentemente entregues ao Centro Carter por meio de correio internacional, sem detalhes sobre a origem ou quem as enviou.
Leia Também:
- Prazo para Resgatar Dinheiro Esquecido Acaba em 16 de Outubro: Veja o Passo a Passo
- Mega Leilão da Caixa! Lances Iniciais de R$ 3,5 Mil e Descontos de Até 95%! Saiba Quem Pode Participar
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real!