Política
Zambelli deverá depor ao STF sobre invasão ao sistema do CNJ na próxima quinta-feira

STF marca para quinta-feira depoimento de Zambelli sobre invasão ao sistema do CNJ
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deverá prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (26) no âmbito da ação penal em que é ré ao lado do hacker Walter Delgatti. Ambos são acusados de invadir o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.
Zambelli e Delgatti se tornaram réus em maio deste ano, após a 1ª Turma do STF aceitar por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A acusação aponta Zambelli como a suposta autora intelectual do ataque hacker, que resultou na emissão de um mandado de prisão falso contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Na última segunda-feira (23), começaram os depoimentos das testemunhas indicadas pela PGR e pela defesa. Sob a presidência do juiz auxiliar Rafael Henrique, relator do caso e ligado ao ministro Alexandre de Moraes, as testemunhas foram ouvidas e negaram qualquer envolvimento direto de Zambelli com o hacker. Jean Hernani Guimaraes Vilela, ex-assessor parlamentar da deputada, afirmou que não recebeu orientações para contratar Delgatti e que não tinha conhecimento de suas atividades ilegais.
Walter Delgatti, que já confessou sua participação no ataque e está preso em uma penitenciária em Araraquara (SP), também prestará depoimento ao STF na mesma data. Ele e Zambelli enfrentam acusações de falsidade ideológica e invasão a dispositivo informático.
A defesa da deputada argumenta que não há provas concretas que vinculem Zambelli ao incentivo ou planejamento do ataque ao sistema do CNJ.
Leia Também:
- URGENTE: Gusttavo Lima tem prisão decretada pela Justiça de Pernambuco em investigação sobre bets
- Banco Central libera R$ 8 bilhões em dinheiro esquecido para resgate, veja se você tem direito
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real!