Gilmar Mendes critica ataques ao STF como tentativas desesperadas
O Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu uma defesa robusta do colega Alexandre de Moraes durante sessão plenária nesta quarta-feira (14). Mendes respondeu às alegações que sugeriam uma solicitação informal de relatórios pela Justiça Eleitoral por parte de Moraes para embasar decisões ligadas ao inquérito das fake news.
Gilmar Mendes expressou forte reprovação às comparações entre as práticas adotadas por Moraes e as da Operação Lava Jato, classificando-as como uma “tentativa desesperada de desacreditar o Supremo Tribunal Federal em busca de fins obscuros ligados à impunidade de golpistas”. Ele enfatizou a discrepância entre os métodos, salientando que no atual contexto do STF, “não há combinações espúrias entre promotor e juiz”, marcando uma clara distinção das práticas criticadas na Lava Jato.
Essa manifestação de Mendes ocorre após revelações feitas pelo jornal Folha de S.Paulo, que na terça-feira (13) trouxe à tona mensagens indicando que Moraes, então presidente do setor de combate à desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teria requisitado, de forma não oficial, relatórios para sustentar suas decisões no âmbito do inquérito das fake news de 2022.
Reiterando a legitimidade da Justiça Eleitoral, Mendes defendeu que a atuação do órgão é essencial para coibir infrações eleitorais, como a propaganda irregular, e assegurou que as investigações sob a direção de Moraes ocorreram dentro da legalidade e com total respeito aos direitos individuais.
Em um tom de solidariedade, Mendes finalizou seu posicionamento apoiando Moraes contra as contínuas agressões que ele e sua família vêm enfrentando, tanto físicas quanto virtuais, reforçando a postura de Moraes como alvo de injustiças e destacando o papel fundamental do STF e do Estado Democrático de Direito na manutenção da ordem e justiça social.
Leia Também:
- PGR recebe pedido de investigação contra Moraes por falsidade ideológica e formação de quadrilha
- URGENTE: Moraes manda prender Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real!