Lula compara impostos sobre herança entre Brasil e EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou, durante um evento na Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, que o imposto sobre herança no Brasil é substancialmente menor do que nos Estados Unidos. Segundo ele, essa diferença de alíquota influencia diretamente a cultura de doações para instituições de ensino e pesquisa.
Nos EUA, a alíquota do imposto sobre herança pode chegar a 40%, incentivando muitos empresários a destinarem parte de seu patrimônio para universidades e institutos, visando reduzir o montante tributável. “Quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Então, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações”, explicou Lula.
Contrastando com os Estados Unidos, no Brasil, as alíquotas de imposto sobre herança variam de 1% a 8%, dependendo da unidade federativa, o que, de acordo com o presidente, desestimula a prática de doações. “Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela”, ressaltou Lula.
Leia Também:
- Vaza informação crucial da PF sobre Bolsonaro
- Famoso escritor de novelas expõe esquema de tráfico de drogas na Rede Globo
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟