Governo Lula persiste na agenda de aumento tributário apesar de resistências
No contexto de uma forte oposição e uma recente derrota na Câmara dos Deputados, o governo Lula não cessa seus esforços para implementar sua agenda política e econômica no Congresso. Em um movimento que contrasta com as ações do Partido Liberal, liderado por Jair Bolsonaro, que recentemente logrou isentar a carne de impostos na cesta básica, o governo Lula busca maneiras de aumentar a carga tributária. Enquanto o Brasil enfrenta uma disparada na dívida pública desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio, as despesas governamentais aumentaram significativamente, incluindo salários elevados para servidores e um extenso número de cargos comissionados, além de gastos com viagens e hospedagens.
O atual governo opta por não cortar despesas consideradas desnecessárias, mantendo um alto nível de gasto público. Como consequência, e sem suficientes recursos em caixa, o Executivo tenta equilibrar as contas por meio do aumento de impostos. Neste esforço, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propôs ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante uma reunião em Brasília, o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos rendimentos das empresas, uma medida que pode ampliar a arrecadação federal.
A proposta de Haddad inclui uma reavaliação da arrecadação dois meses após a implementação, visando aumentar ainda mais o tributo se necessário. No entanto, Pacheco não se mostrou favorável, apontando que o Congresso já adotou medidas suficientes para compensar a renúncia fiscal. Além disso, a desoneração da folha de pagamento, prorrogada até 2027 pelo Legislativo, foi suspensa por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), após o governo alegar falta de previsão de fundos para cobrir programas sociais e impactos nas contas públicas.
Leia Também:
- Queda de audiência: GloboNews perde 38% do público e registra menos de 1 ponto
- Defesa de Bolsonaro se pronuncia sobre desvio de joias sauditas
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟