Operação policial na Cidade de Deus visa repressão a roubos e expansão de facção
Na manhã desta quarta-feira, uma intensa operação conduzida pela Polícia Militar na comunidade da Cidade de Deus, zona norte do Rio de Janeiro, resultou na morte de seis indivíduos. Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a ação teve como objetivos principais reprimir o roubo de veículos e impedir tentativas de expansão territorial por parte de uma facção criminosa responsável por significativos conflitos armados tanto na capital quanto no interior do estado.
Durante a operação, as forças de segurança focaram também na remoção de barricadas, buscando assegurar o direito de circulação da população local e facilitar o acesso das concessionárias de serviços públicos. No decorrer das buscas em uma área de mata conhecida como Curral, os policiais foram surpreendentemente atacados por um grupo armado, resultando em um confronto armado.
Os agentes conseguiram apreender dois fuzis, quatro pistolas, três radiotransmissores e uma considerável quantidade de drogas. Participaram da operação membros do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidão (RECOM), ambos estrategicamente posicionados nos acessos à comunidade. O comando do 18° BPM (Jacarepaguá) anunciou que será instaurado um procedimento para investigar as circunstâncias da ação, disponibilizando as imagens das câmeras corporais para auxiliar nas investigações.
Em um evento paralelo, também nesta quarta-feira, uma outra operação conduzida pelo 3°BPM (Méier) resultou na trágica morte do Capitão Rafael Galvão da Costa, que foi alvejado durante um patrulhamento no Morro do Urubu. A ação tinha como foco a repressão ao roubo de veículos e cargas, além de conter a expansão territorial de uma facção criminosa. Capitão Costa, que ingressou na corporação em 2009, foi socorrido, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.
Leia Também:
- Bolsonaro solicita no TSE a cassação de Lula por ‘superlive’
- Lula afirma que Bolsonaro comprou voto e não volta mais à Presidência
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟