Fávaro anuncia o fim dos leilões governamentais para compra de arroz
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (3 de julho de 2024), uma mudança significativa na política de abastecimento de arroz do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Fávaro, não serão realizados novos leilões para importação de arroz, dado que os preços do produto “já cederam” e retornaram à normalidade.
Esta decisão segue um período de instabilidade que forçou o governo a considerar medidas drásticas devido ao impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por cerca de 70% da produção nacional de arroz. As condições adversas haviam prejudicado o abastecimento em outros estados, levando à realização de um leilão em 21 de maio, que foi posteriormente suspenso, e a um segundo certame que acabou sendo anulado após a descoberta de inconsistências nos dados das empresas vencedoras.
Fávaro destacou que, atualmente, o preço do pacote de 5 kg de arroz já se encontra entre R$ 19 e R$ 25, valores considerados normais. O governo, agora, planeja focar no monitoramento dos preços e na estimulação da produção nas regiões afetadas e em outros estados, reduzindo a dependência do Rio Grande do Sul.
Leia Também:
- Bolsonaro solicita no TSE a cassação de Lula por ‘superlive’
- Lula afirma que Bolsonaro comprou voto e não volta mais à Presidência
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟