Ronaldo Caiado afirma pré-candidatura presidencial para 2026
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), durante sua participação no 12º Fórum de Lisboa, em Portugal, destacou que seu nome está à disposição para as eleições presidenciais de 2026. O político já começou a fortalecer sua posição com visitas a estados e lideranças partidárias, buscando apoio para sua candidatura. “Sou pré-candidato à Presidência da República. Apresentarei meu nome ao partido. Claro que ninguém é candidato de si mesmo. Faz-se uma convenção, um trabalho de aliança, visitas aos estados, às lideranças, que já comecei a fazer”, declarou Caiado.
No cenário político e econômico, Caiado criticou a atual “desordem institucional” que, segundo ele, atrapalha o crescimento do Brasil. Em seu discurso, o mandatário goiano pediu a construção de um “ponto de pacificação”, destacando a necessidade de definição clara do sistema de governo brasileiro. “Essa desordem institucional é o que provoca uma dificuldade do país ir para frente. Precisamos saber o que somos. Somos presidencialistas? Então, que sejam as regras do presidencialismo impostas no país. Somos parlamentaristas? Então, vamos mudar o regime no país”, defendeu.
Com uma longa carreira política, Caiado, que atuou no Congresso por 24 anos, é considerado uma figura central na política de centro-direita. Ele compara a atual desordem com períodos anteriores de crises políticas, como as cassações de Fernando Collor e Dilma Rousseff, embora ressalve que a situação atual é inédita em termos de desordem institucional.
Leia Também:
- Joaquim Barbosa afirma: ‘Lula demonstra omissão e incapacidade no comando do país’
- Presidente de partido de esquerda se rende à polícia e é detido: confira o vídeo
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟