Alexandre de Moraes recua e permite divulgação de casos envolvendo Lira
Em uma reviravolta significativa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, reviu sua própria decisão nesta quarta-feira (19), determinando que redes sociais voltem a divulgar um vídeo e dois textos jornalísticos contendo denúncias feitas por Jullyene Lins, ex-mulher de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
A nova decisão de Moraes veio após uma análise detalhada dos conteúdos anteriormente bloqueados. Originalmente, a defesa de Lira alegou que a divulgação das acusações era parte de um esforço coordenado para prejudicar sua imagem de forma orgânica e circular. No entanto, após o bloqueio inicial das URLs, o ministro constatou que tais alegações não se sustentavam. Em seu despacho, Moraes escreveu que “não foi identificada uma ação orquestrada como alegado pela defesa”.
A decisão inicial de bloqueio dos conteúdos havia sido criticada por grandes veículos de comunicação, incluindo a “Folha de S.Paulo”, que apontou a medida como um ato de censura. A retificação de Moraes, portanto, é vista como um passo positivo na manutenção da liberdade de expressão e do direito do público à informação.
Os materiais restabelecidos incluem um vídeo do canal da “Folha de S.Paulo” no YouTube e textos dos portais Terra e Brasil de Fato. Porém, o vídeo do canal Mídia Ninja continua fora do ar, sem menção na nova ordem do ministro.
As acusações que Jullyene Lins fez contra Lira não são novas, datando de eventos entre 2021 e 2023. Em 2021, ela apresentou provas de agressões e solicitou medidas protetivas contra o deputado. A cobertura desses eventos pela mídia é crucial para o escrutínio público de figuras políticas e a transparência no exercício de cargos públicos.
Leia Também:
- Violência escolar: aluno aplica ‘mata-leão’ em professor durante aula no Paraná, veja vídeo
- Presidente de partido de esquerda se rende à polícia e é detido: confira o vídeo
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟