JP Morgan classifica o mercado de ações brasileiro como o mais desfavorável globalmente
O JP Morgan, instituição financeira de maior prestígio global, com sede nos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (27) uma avaliação desfavorável para o mercado de ações brasileiro. Segundo o banco, o índice MSCI Brazil, que acompanha o desempenho das cinquenta e seis principais empresas brasileiras de grande e médio porte, ocupa a última posição no ranking mundial de mercados de ações. Este índice, significativamente impactado pelo setor financeiro — que compõe 30% de sua totalidade —, coloca o Brasil em uma situação alarmante no cenário financeiro global.
Enquanto isso, os Estados Unidos se destacam positivamente, com índices como o S&P 500 e o Nasdaq ocupando quatro dos cinco primeiros lugares do ranking, apenas superados pelo índice Topix do Japão. Contrapondo-se a essa liderança, as empresas mais valorizadas do Brasil, que representam 85% do MSCI Brazil, incluem gigantes como Vale, Petrobras, Itaú, e Bradesco, mas isso não foi suficiente para evitar a última colocação.
Os últimos doze meses foram decisivos para essa classificação negativa, com o MSCI Brazil obtendo o pior retorno acumulado dentre todos avaliados pelo JP Morgan. Apesar de o Brasil ser a nona maior economia do globo, seu mercado de ações é tido como incipiente, representando meramente 1% do mercado de ações global.
Recentemente, um episódio na bolsa de Nova York ilustrou a gravidade da situação: a Truth Social, rede social fundada pelo ex-presidente Donald Trump, alcançou uma valorização de mercado equivalente a 10% da Petrobras em apenas um dia. Adicionalmente, a estatal brasileira sofreu uma perda de R$ 50 bilhões em valor de mercado em uma única sessão, três semanas atrás.
Esse cenário de desvalorização do mercado de ações brasileiro se dá em um momento onde a postura intervencionista do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e desafios globais complexos têm causado preocupação. Os impactos desses desafios são profundos, afetando não somente a economia nacional, mas também a confiança dos investidores.
Leia Também:
- Decisão Judicial: cobranças da Receita Federal contra Lulinha são suspensas
- Dias Toffoli derruba decisão do TSE e torna prefeito de Magé elegível
- Investidores mostram crescente insatisfação com governo Lula: veja os dados
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟