Moraes almeja posição de professor na USP
No cenário acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), surge um novo candidato à docência: o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Com uma abrangente tese de 298 páginas, intitulada “Direito eleitoral e o novo populismo digital extremista: liberdade de escolha do eleitor e a promoção da democracia”, Moraes mergulha no universo das milícias digitais e do golpismo, trazendo à tona uma análise sobre a influência das redes sociais e serviços de mensageria na política e na democracia. Este estudo, como reportado pela Folha de São Paulo, coloca Moraes como único candidato ao cargo de professor titular na área de Direito Eleitoral da renomada instituição.
A tese expõe a complexa relação entre a desinformação, as notícias fraudulentas, os discursos de ódio e as ações antidemocráticas, confrontando a liberdade de expressão e a essencial atuação da Justiça Eleitoral. Moraes critica severamente as plataformas tecnológicas, especialmente pelo papel desempenhado nas eleições de 2022 e os ataques de 8 de janeiro, sugerindo a imposição de sanções civis e responsabilidades penais por condutas ilícitas, sejam elas ações ou omissões dolosas.
Como professor associado da USP, Moraes agora almeja ampliar sua contribuição acadêmica, buscando a titularidade. A seleção da banca examinadora pelo colegiado da Faculdade de Direito está prevista para esta quinta-feira (29), marcando o início do processo seletivo que definirá o calendário das próximas fases.
Leia Também:
- 48 horas depois da manifestação, Bolsonaro terá que depor na PF
- Adeus! Fátima Bernardes é demitida da Globo
- Silas Malafaia pode ser incluído no inquérito do golpe pela PF, segundo jornal
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟