Claudia Leitte criticada por excluir saudação a Iemanjá
Claudia Leitte se tornou alvo de intensas críticas nas redes sociais, após ser vista em vídeo alterando a letra da música “Caranguejo”. O vídeo, parte do DVD “AxeMusic: Ao Vivo em Recife”, lançado em 2014, mostra a cantora modificando uma parte da música que originalmente fazia uma saudação a Iemanjá, orixá reverenciado nas religiões afro-brasileiras, para “só louvo meu rei Yeshua”.
Na versão original da canção, ouve-se: “Maré tá cheia/Espera esvaziar/Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá”. Claudia Leitte, declaradamente evangélica, optou por alterar a letra para incorporar uma expressão de sua fé, utilizando “Yeshua”, nome hebraico para Jesus.
A repercussão do vídeo nas plataformas digitais foi imediata, com muitos usuários expressando descontentamento e acusando a artista de racismo religioso e apropriação cultural. “Alguém avisa essa mulher que os batuques da música dela são inspirados em pontos de Candomblé, da Umbanda e cultura afro”, apontou um internauta no X (anteriormente conhecido como Twitter).
Outro usuário criticou: “Isso aqui é um desrespeito e apropriação. Quer receber o dinheiro, a fama, mas não quer valorizar e muito menos respeitar a origem das músicas. Se a religião dela não deixa ela falar nome de orixá, que ela pare de cantar AXÉ, que pare de lucrar com um estilo musical de matriz africana”.
Veja vídeo:
Leia Também:
- Tadeu Schmidt, Apresentador do BBB, debocha do apocalipse
- Bolsonaro convoca apoiadores para ato em sua defesa na Avenida Paulista
- Manu Bahtidão, que diz gostar de marginal, teve seu colar de diamantes, avaliado em R$ 100 mil, “socializado”-ops, roubado!
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟