Ação Legal Contra Ciro Gomes por Declarações Contra Damares Alves
O ex-candidato à Presidência e membro do PDT-CE, Ciro Gomes, agora é réu em um processo judicial. Ele enfrenta acusações por ter referido à senadora Damares Alves (Republicanos-PR) como “bandida nazifascista da quadrilha de Jair Bolsonaro”. A decisão, tomada pela 3ª Vara Criminal do Ceará, ocorreu após a avaliação de que as declarações de Gomes possuem potencial “conduta delituosa”.
Processo Legal e Direito de Defesa
Segundo relata o colunista Ancelmo Gois, Ciro Gomes será processado por calúnia, injúria e difamação. Ele terá o prazo de dez dias para apresentar sua defesa a partir do momento em que for oficialmente notificado. Antes desse desenvolvimento, uma tentativa de conciliação entre as partes foi realizada, mas não houve sucesso em chegar a um acordo.
Contexto da Declaração Polêmica
A origem das acusações remonta a maio de 2020, quando, durante uma entrevista, Ciro Gomes fez comentários severos sobre Damares Alves, na época ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ele acusou Damares de utilizar o ministério para financiar o que descreveu como “ativismo nazifascista”, além de classificá-la como parte de uma “quadrilha” liderada por Jair Bolsonaro.
Você também pode gostar: Bolsonaro se Pronuncia Sobre Delação de Ronnie Lessa: Assista ao Vídeo
📢 Receba notícias pelo WhatsApp. Entre grátis no nosso canal. Clique e siga!